Artigos

Diga não à Murmuração

Diga não à Murmuração

“E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor” Números 14:2; 1 Coríntios 10:10

Neste capítulo 10 da primeira Carta aos Coríntios, Paulo relembra alguns pecados cometidos por Israel, no deserto, e as tristes consequências da infidelidade. No versículo 10 ele faz a seguinte advertência: "...não murmureis...”. Este versículo é uma referência ao episódio narrado em – Números 14 – quando os filhos de Israel foram duramente castigados pelo Senhor, por causa da murmuração.

A pessoa quando se converte a Cristo consegue se libertar de muitas coisas na vida, porem uma coisa existe que muitos tem uma imensa dificuldade de deixar, a murmuração. "Murmurar", conforme o dicionário, é soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, formar mau juízo de alguém ou de alguma coisa.

A murmuração afasta a bênção e atrai o juízo de Deus

Foi exatamente isto que aconteceu com o povo de Israel, após o relatório trazido pelos homens que foram espiar a terra (Nm 13.25-33). O Senhor indignou-se ante a atitude do povo: “Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim”. Números 14:27

O objetivo desta mensagem é alertar quanto ao pecado da murmuração e incentivar os nossos irmãos em cristo a uma vida de inteira confiança em Deus, de gratidão, e de apoio aos seus líderes.

Diante dos desafios da caminhada, Israel se pôs a murmurar (Nm 14.1). As soluções que começaram a se desenhar, como fruto da murmuração, apontavam para um fim catastrófico: a rejeição à autoridade de Moisés e Arão e sua substituição; o retorno ao opressor – Egito; o apedrejamento de Josué e Calebe por não compartilharem da oposição do povo (Nm 14.2-10).

Mas Deus intervém, manifestando-se em glória sobre o tabernáculo (Nm 14.10). A condenação divina aos murmuradores é severa Nm14.11,12,23,29,33,34).

O nosso Deus é misericordioso e providente. Ele conduz o seu povo e supre as suas necessidades. Por isso, reprova a murmuração. A murmuração é sinal de incre­dulidade, de ingratidão e de um agir impensado ou bruto.

Conforme o relato bíblico, Moisés, tendo consciência da grande ofensa praticada pelo povo, mais uma vez intercede (Nm 14.13-23). Deus se dispõe a perdoar o povo, mas não o livra das consequências do seu pecado - murmuração.

A atitude dos murmuradores, narrada nos versículos 39 a 45 de Números 14, mostra que, embora entristecidos, não reconheciam a autoridade de Moisés, como seu legítimo representan­te. Também não estavam levando Deus a sério. Na verdade, os murmuradores não gostam de se submeter a vontade de Deus, agem por conta própria.

1. MURMURADORES DESISTEM FÁCIL E CONSISTE EM PUXAR PARA TRÁS

A murmuração está vinculada à increduli­dade do povo e, em diversas circunstâncias, vemos tal atitude. Na ocasião narrada no texto eles estavam acampados em Cades Barnéia. Anteriormente, o povo já havia mur­murado, conforme relatam as passagens de Êxodo 14.11,12; 15.24; 16.2,3,12; 17.3 e Números 11.1. Tudo isso se deu logo após a saída do Egito. Por causa da murmuração, Deus fez com que eles permanecessem no deserto cerca de 38 anos (Dt 2.14,15). Isso significa que quando murmuramos perdemos de avança em nossa vida com Deus e acabamos parando no tempo.

Embora a providência de Deus fosse incon­fundível durante aquela jornada, o povo esta­va constantemente duvidando de Deus e a liderança e a autoridade de Moisés eram questionadas “E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito” Números 14:4

Eles dese­javam das comidas dos egípcios (Ex 16.3; Nm 11.4-6). Uma característica de um murmurado é que – em vez de olhar para frente, olha­vam para trás. Todo murmurador não enxergam o futuro que Deus prometeu – Eles diziam: "...Não nos seria melhor voltar para o Egito?" (Nm 14. 3).

Os murmuradores estão sempre a reclamar e a dar contra. Os versículos 39 a 45 de Números 14, compro­vam isto. Quando era para subir à terra pro­metida, eles se recusaram. Quando era para retroceder e aguardar, eles teimaram em pros­seguir. Eles estão sempre em descompasso. Parece que é pelo simples prazer de ser con­tra. O próprio Senhor Jesus conviveu com esta situação.

A murmuração é obra da incredulidade, pois os murmuradores, como já foi exposto, não crêem, não confiam. Na igreja, infeliz­mente, é possível encontrar pessoas assim. Vivem a criticar, acham que todos estão erra­dos, tudo é difícil, nenhuma ideia ou projeto vai funcionar. Em vez de colaborar, torcem para que as coisas deem erradas. Tal atitude, além de antiética, depõe contra a causa cristã e traz prejuízos a toda a igreja.

2. A MURMURAÇÃO É CONTAGIOSA COMO UM VÍRUS

O texto diz que "todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão" (v.2). A murmuração é um mal que rapida­mente envolve a todos. De uma hora para outra, a liderança bem-sucedida de Moisés e Arão se vê ameaçada: “E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito” Números 14:4.

A ação destrutiva dos murmuradores con­tinua fazendo estragos entre o povo de Deus e arruinando a vida de líderes e acabando com obras. Muitas vezes, pessoas crentes e ingênuas, acabam sendo usadas e manipuladas em conflitos de inte­resses. Líderes íntegros e comprometidos com Deus são desonrados e injustiçados, como aconteceu com Moisés. Igrejas intei­ras são afetadas, experimentando inimizades, divisões e enfraquecimento.

A conduta pouco ética dos murmuradores faz com que, em pouco tempo, muitos sejam contagiados. A ferramenta deles é a língua, a palavra – A propósito, vale a pena considerar as advertências contidas no capítulo 3 da Carta de Tiago, quanto aos pecados da lín­gua e o dever de refreá-la.

3. TEMOS QUE RESISTIR À TENTAÇÃO DA MURMURAÇÃO

A murmuração é uma tentação sempre presente diante de nós. Pode até tornar-se um hábito. Conter a língua, ou falar o que é certo, de maneira correta, na hora apropriada e com quem deve ouvir, é uma arte que nem todos dominam. A fórmula indicada por Tiago é muito útil para nos disciplinar neste sentido: "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tg 1.19).

Não se pode confundir o questionamento bem-intencionado e a crítica construtiva, com a murmuração.

A murmuração – inclui más intenções; é insensível e traiçoeira; é negativa e destrutiva.

Somos desafiados a rever a maneira como tratamos nossos líderes, pois o alvo dos murmuradores é sempre a liderança (Fp 2.25,29; I Ts 5.12,13; Hb 13.17).

A murmuração é incompatível com uma vida cristã marcada por fidelidade, confiança e cooperação. Conforme já foi mencionado na introdução, o texto de I Coríntios 10 – que recorda experiências de Israel no deserto – contém advertências quanto a uma série de erros que devemos evitar, dentre eles, a mur­muração (I Co 10.10).

A murmuração afasta a bênção e atrai o juízo de Deus. Mas, quando a murmuração é resistida então haverá à confiança em Deus, à união e cooperação entre os irmãos, "ali derrama o Senhor a sua bênção e a vida para sempre" (S1133).

Todos aqueles murmuradores no deserto não entraram na terra prometida. Diz o Salmista: “Antes murmuraram nas suas tendas, e não deram ouvidos à voz do Senhor.
Por isso levantou a sua mão contra eles, para os derrubar no deserto; Para derrubar também a sua semente entre as nações, e espalhá-los pelas terras. Salmos 106:25-27

CONCLUSÃO

Devemos tomar cuidado para não cairmos no pecado da murmuração. Ela pode ser extremamente prejudicial, tanto para nós, quanto para a igreja. É por isso que a Palavra de Deus recomenda: "Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo…" (Fp 2.14-16).

Quando alguma coisa na igreja não está do seu agrado, você costuma procurar o pastor e a liderança para conversar, ou prefere ficar comentando por fora? O que é mais correto?

Você tem facilidade de ser influenciado por aqueles murmuradores que só puxam para trás? Como se deve agir nestas situações? Pense nisso!