Artigos

Jesus no barco

Jesus no barco

"E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?" — Marcos 4:39,40

Muitas vezes costumamos usar frases como “estou passando por uma tempestade” para falar que estamos passando por uma situação difícil. Os discípulos passaram por uma situação difícil ao se deparar diante de uma tempestade que iria afundar o barco que eles estavam (Mc 4.37).

O evangelho de Marcos descreve a mais intensa lição dos discípulos sobre quem Jesus é e sobre o que Ele pode fazer. Enquanto todos tentavam freneticamente salvar um barco afundando, Jesus dormia. Será que Ele não se importava com o fato de que todos estavam prestes a morrer? (Mc 4.38). Após Jesus ter acalmado a tempestade (Mc 4.39), Ele fez a pergunta que chama nossa atenção: “…Por que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé? ” (Mc 4.40). Cristo os repreendeu por causa do seu medo covarde, e transformou a ocasião em um estímulo para a fé. Ele sugeriu que se a confiança deles estivesse firmada em Deus, mesmo que ele estivesse dormindo, eles não teriam motivos para temer e ficar desesperados. O medo sempre será inimigo da nossa fé.

“E sentiram um grande temor”. O termo grego que foi usado aqui não é o mesmo do versículo 40. Esta palavra pode significar "medo ou temor reverente e respeitoso". Apesar de todas as grandes obras que os discípulos testemunharam, este milagre foi tão fenomenal que ficaram imaginando quem realmente seria o seu mestre. E eles, ainda mais assustados, exclamaram uns aos outros: “…Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? ” (Mc 4.41).

Poderíamos nos colocar nesta história e descobrir, assim como os discípulos de Jesus o fizeram, que a cada pessoa que confia em Jesus Ele revela a Sua presença, compaixão e controle em qualquer tempestade da vida. Deus é o nosso abrigo durante as tempestades da vida. Diante de qualquer situação mesmo que pareça que Jesus esteja dormindo no barco, Ele sabe a hora certa de agir para acalma as tempestades da vida.

Conclusão

Não podemos esquecer com essa lição, que o barco que Jesus está, não naufraga, ainda que venha a Tempestade. Os discípulos tiveram muito medo do vento e das ondas, e ignoram Jesus que também estava no barco (Mc 4.38). O fato de Jesus está deitado na Popa do barco, tem um grande significado – A popa é o lugar da Direção do Barco, com isto Jesus está nos dizendo: Não temas, mesmo que deitado, a direção do Barco estará sempre comigo.

Enquanto a tempestade assolava o barco, o Mestre descansava, portanto, quando chegar a tempestade... não se desespere, descanse, Jesus tem o controle. Amém!