Artigos

Sem fé é impossível Jesus operar

Sem fé é impossível Jesus operar

"E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: 'Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra.' E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles" (Mateus 13:57-58).

Jesus ao chegar na sua pátria não pode operar ali por causa da falta de fé daquelas pessoas (v. 58). Neste versículo 58 de Mateus 13, fica muito evidente que sem fé nada pode fazer Jesus por alguém. Podemos ver isso sendo confirmado pelo autor de Hebreus que diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus...” (Hebreus 11:6 NVI).

A bíblia define a fé como: "a substância das coisas esperadas, a evidência das coisas não vistas" (Hebreus 11:1 - tradução original). A Nova Tradução coloca dessa forma: "a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Hebreus 11:1).

Gálatas 3:11 diz: "o justo viverá pela fé". Ela não diz que ele viverá pelo sentimento. Tampouco diz que viverão pelas circunstâncias. O justo viverá pela fé. E a fé pode fazer a diferença entre algo que pode, ou não, acontecer.

Deus é quem trabalha, mas Ele escolhe para trabalhar através daquele a qual Ele escolhe e chama. Por exemplo: Deus poderia soberanamente ter feito o mar vermelho se abrir para fazer partir os israelitas sem a ajuda de Moisés. Mas, ao contrário, Ele pediu para Moisés levantar seu cajado em um ato de fé, enquanto as pessoas cruzavam o mar. Deus poderia ter posto fogo no altar do Monte Carmelo sem a oração de Elias, mas Ele pediu a Elias para que ele desse um passo de fé e orasse.

Jesus poderia ter curado todas as pessoas vivas quando caminhou pela terra, mas podemos observar que foram principalmente aqueles que O procuraram pela fé que receberam o toque da cura. A bíblia ainda diz que Jesus: "não realizou muitos milagres ali (no seu próprio país), por causa da incredulidade deles" (Mateus 13:58).

Conclusão

Então a fé pode fazer toda a diferença na vida de alguém que colocar ela (fé) em ação. Jesus deixou de operar por causa da incredulidade de muitas pessoas, isso ficou evidente no v. 58. Se nós quisermos ver Deus operar em nosso meio duas coisas precisamos ter: CERTEZA e CONVICÇÃO. Mas certeza e convicção sobre o que, exatamente?

Em primeiro lugar, todas as promessas de Deus merecem absoluta credibilidade, certeza e confiança, e esta confiança no que Deus diz se chama fé. Por outro lado, ouvir alguma promessa de Deus e nela não crer significa incerteza e desconfiança. Logo, o oposto da fé é a falta de confiança no que Deus diz, e isto se chama incredulidade. Jesus passou por isso quando caminhou nesta terra e não operou aonde havia incredulidade – e incredulidade é falta de fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus...”.