Artigos

De que se queixa o homem?

De que se queixa o homem?

Na Bíblia podemos encontra respostas bem plausíveis quando se trata do ser humano. Porque ou de que se queixa o homem? Uma pergunta muito interessante quando se trata da vida do ser humano.

“De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados” Lamentações 3:39

As lamentações dos seres humanos podem ser visíveis em cada esquina que agente cruza, que vai da vida material, profissional, sentimental, familiar e espirituais das pessoas. A Bíblia tem a resposta sobre a origem das queixas humanas, o porque de tantas lamentações provinda das pessoas. Os textos Sagrados nos mostram claramente que o pivô de tudo foi a entrada do pecado sobre a face da terra, provindo da desobediência do homem (Gn 2.17; 3.1-19).

Com a queda do primeiro ser vivente, a terra nunca mais foi a mesma, a maldade tomou conta do ser humano e o primeiro assassinato acontece, um irmão mata o outro (Gn 4.8). Agora Adão e Erva sentiram na alma o grande erro que eles tinham cometido naquele jardim ao comer da árvore do conhecimento do “bem e do mal”, depois da dor para dar à luz aos seus dois primeiros filhos, Erva agora vai sentir a dor do sofrimento de sepultar um dos filhos morto pelo próprio irmão, essa pode ser umas das primeiras lamentações do ser humano sobre a terra. A dimensão do erro que eles tinham cometido tempos atrás, agora começa a ficar cada vez mais visível diante de seus olhos. Talvez em um primeiro instante quando foram retirando do jardim e foram viver sobre a terra amaldiçoada (Gn 3.17), e com a consequência do erro que tinham cometido, não pensaram que seria tão cruel a vida. Agora com certeza depois de sepultar um dos filhos morto pelo próprio irmão, fica a lembrança do que Deus disse naquele jardim: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.17).

Porquê de tantas lamentações provinda das pessoas no mundo em que vivemos? A resposta está no início de tudo (Gn 2.17; 3.1-19). O que o profeta Jeremias pergunta e responde em Lamentações 3.39, é o resultado da queda do homem no início de tudo e se afastando gradativamente do seu Criador. Assim como a desobediência de Adão e Erva trouxe o caos a terra, também a desobediência do povo de Israel trouxe um caos a nação. Em Jeremias 39 vemos a consequência da desobediência de um reinado, no nono ano do reinado de Zedequias, rei de Judá, Jerusalém foi tomada por Nabucodonosor, rei da Babilônia e incendiaram o palácio real e as casas do povo, e derrubaram os muros de Jerusalém, e povo foi levado cativo. “De que se queixa, pois, o homem” (rei Zedequias e o povo)? Talvez fica a lembrança do que Deus disse ao rei e todos muito antes de isso acontecer, através do profeta Jeremias. Não deram importância para o que Deus estava falando através do profeta, e cada vez mais se afogavam no erro que os levou ao fracasso. Jerusalém foi tomada por Nabucodonosor, rei da Babilônia, e o povo foi levado cativo, cativeiro que levaria 70 anos vivendo dispersos em plena a Babilônia.

Agora fica a grande pergunta: “De que se queixa, pois, o homem...?” a reposta é bem direta quando se trata das coisas que o ser humano lamenta nessa vida, deixando claro que: “...Queixe-se cada um dos seus pecados”. Essa seria a resposta de Deus as suas criaturas na face da terra? Sim, pois suas queixas são as consequências da queda de Adão e Erva naquele jardim, o fruto da desobediência de ambos. Umas das cosias que jamais devemos estranhar no mundo que vivemos são as lamentações das pessoas, pois isso sempre vai existir enquanto o ser humano viver na terra ou até o mundo chegar ao seu fim.

Cada vez mais a degradação do ser humano que vive distante do seu Criador é visível no mundo. As pessoas de tudo praticamente se queixam nessa vida e muitas das vezes culpam os outros por seus fracassos e desamores, mas é difícil alguém para e refletir que os seus pecados levam ao declínio que está vivendo. A pergunta e resposta Bíblica é bem clara quando se refere a questão “de que se queixa, o homem vivente”. Na realidade o ser humano é punido por seus próprios erros e pecados, consequência que deveria ser evitada se a pessoa se arrependesse e se convertesse dos seus maus caminhos. Pois uma vida mergulhada no pecado só resultará em queixas e mais queixas, e o ganho final é a morte (Rm 6.23a).

Conclusão

As boas novas é que aqueles que receberam a Cristo como seu salvador e que estão Nele, se tornaram uma nova criatura e tudo se fez novo (2 Co 5:17). Não há mais motivos para se queixarem, pois agora há abundancia de paz e alegria vindo da parte de Deus sobre suas novas vidas em Cristo Jesus. Todas as queixas do ser humano é a consequência de ter se afastado e ficado cada vez mais distante de Deus, e mesmo ouvindo a pregação das boas novas do evangelho de Cristo, que hoje é possível em cada canto, poucos querem um verdadeiro compromisso com o reino de Deus. E à medida que se aumenta o pecado no mundo, mais as lamentações do ser humano crescem gradativamente sobre a terra. E a única solução está em Cristo Jesus e suas palavras: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).