Artigos

O perigo do pecado – João 5.14

No evangelho de João capitulo 5, ele relata um milagre que Jesus operou de um paralítico que ficava abeira de um tanque chamado “Betesda” e que sofria deste problema fazia uns trinta e oito anos (João 5:5). Abeira deste tanque se juntavam todos os tipos de pessoas doentes e inválidas. Conforme o relato de vez enquanto descia um anjo do Senhor e agitava as águas e o primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse (João 5:4). Quando Jesus viu o paralítico deitado, ele perguntou, “Você quer ser curado"? (João 5:6), apesar de ele justificar ao Senhor que não tinha ninguém para colocar ele na água quando ela era agitada (João 5:7), o Senhor Jesus disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande" (João 5:8 NVI). Então imediatamente o paralítico ficou curado (João 5:9).

A reflexão a se fazer não é só a questão do milagre que Jesus realizou, mas o que mais tarde Jesus diria para ele ao encontrá-lo novamente. O que levou esse homem a ficar paralítico? Seria algum tipo de agravamento de seu pecado? O fato é que mais tarde Jesus o encontrou no templo e disse algo para aquele homem que mexeria com a sua vida espiritual, o que talvez ele não esperava ouvir. Então Jesus disse: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça" (João 5:14 NVI). A questão dele está curado, depois de ter vivido por trinta e oito anos paralítico, agora os restantes de sua vida só dependeriam dele, tomar o maior cuidado para não voltar a pecar. Pois o sofrimento de ter passado tanto tempo paralítico, o que já não foi tão fácil, seria ainda pior se este homem voltasse a pecar.

Vivemos em um mundo aonde o prato cheio do pecado está a porta e só venceremos pela força do Espírito Santo em nossa vida. Jesus fica feliz de realizar o milagre, mas fica muito mais feliz se a pessoa não voltar a pecar, isso seria mais importante que o próprio milagre realizado.