Artigos

A ALEGRIA

Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho. (Salmo 4:7)

Pior que o coronavírus

Desde que a atual nova doença, o coronavírus, ou Covid-19, começou na China e logo se alastrou por todo o mundo, os noticiários relatam diariamente novos casos de contaminação no mundo inteiro e, muito pior, de pessoas perdendo suas vidas.

O perigo do pecado – João 5.14

No evangelho de João capitulo 5, ele relata um milagre que Jesus operou de um paralítico que ficava abeira de um tanque chamado “Betesda” e que sofria deste problema fazia uns trinta e oito anos (João 5:5). Abeira deste tanque se juntavam todos os tipos de pessoas doentes e inválidas. Conforme o relato de vez enquanto descia um anjo do Senhor e agitava as águas e o primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse (João 5:4). Quando Jesus viu o paralítico deitado, ele perguntou, “Você quer ser curado"? (João 5:6), apesar de ele justificar ao Senhor que não tinha ninguém para colocar ele na água quando ela era agitada (João 5:7), o Senhor Jesus disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande" (João 5:8 NVI). Então imediatamente o paralítico ficou curado (João 5:9).

A reflexão a se fazer não é só a questão do milagre que Jesus realizou, mas o que mais tarde Jesus diria para ele ao encontrá-lo novamente. O que levou esse homem a ficar paralítico? Seria algum tipo de agravamento de seu pecado? O fato é que mais tarde Jesus o encontrou no templo e disse algo para aquele homem que mexeria com a sua vida espiritual, o que talvez ele não esperava ouvir. Então Jesus disse: "Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça" (João 5:14 NVI). A questão dele está curado, depois de ter vivido por trinta e oito anos paralítico, agora os restantes de sua vida só dependeriam dele, tomar o maior cuidado para não voltar a pecar. Pois o sofrimento de ter passado tanto tempo paralítico, o que já não foi tão fácil, seria ainda pior se este homem voltasse a pecar.

Vivemos em um mundo aonde o prato cheio do pecado está a porta e só venceremos pela força do Espírito Santo em nossa vida. Jesus fica feliz de realizar o milagre, mas fica muito mais feliz se a pessoa não voltar a pecar, isso seria mais importante que o próprio milagre realizado.

O endereço do milagre – 2 Reis 5.1-15

O livro de 2 Reis, capítulo 5, traz o relato emocionante sobre uma menina que foi levada cativa, depois que as tropas da Síria tinham invadido Israel. A menina foi levada como escrava que acabou servindo a mulher de um comandante do exército do rei da Síria, ele era altamente honrado por seu senhor. Mas um dia ele ficou leproso, a lepra naquele tempo não tinha cura, quem pegasse estava condenado a morte. Esse comandante se chamava Naamã, um homem muito importante para o rei da Síria, mas estava condenado a morte. A menina em sua casa poderia muito bem ficar calada diante da situação, até porque ela tinha sido levada cativa para a Síria e o que importaria se Naamã morresse! Mas algo aconteceu, ela não se importou com atual situação de estar vivendo como escrava em outro país, ela quis ajudar seu senhor, e deu o endereço para a cura dele. Essa menina chegou com sua senhora, a mulher de Naamã e disse as palavras que ambos queriam ouvir, existe cura, vai em Israel e procura o profeta que está em Samaria. O que pouco se fala sobre a cura de Naamã, é que foi através desta menina em sua casa, que ele foi endereçado para ser curado. Até então ele não tinha nenhuma esperança de cura, o jeito era aceitar a morte, mas a pequena menina em sua casa tinha algo que mudaria aquela situação, a informação sobre o Deus de Israel.

Quantas vezes nos omitimos em divulgar que existe um Deus Vivo e poderoso, só porque estamos passando por algum probleminha qualquer? Essa menina divulgou uma informação preciosa, mesmo estando em uma situação que ela não imaginava estar um dia, vivendo como escrava em outro país. Mas em seu coração ela não tinha esquecido que de onde ela veio, existia um Deus que tudo pode. Não importa aonde estivermos, não podemos esquecer que servimos um Deus grande e poderoso, então vamos divulgar o endereço do milagre, o nome de Jesus.

O resultado é que Naamã voltou para Síria curado e convertido ao Deus de Israel, sua declaração de fé agora era para o Senhor dos exércitos. Disse ele: "Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel... teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor” (2 Reis 5:15, 17 NVI). Todos aqueles que um dia conhecer verdadeiramente o Senhor, nunca mais saberão viver sem Ele.