Artigos

O Mais Importante

O Mais Importante

“Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus" (Lucas 10:20 NVI); “Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:15 NVI).

Qual a alegria que importa para Deus? Uma pergunta bem interessante. Quando os setenta e dois voltaram de sua missão ordenado por Jesus, eles ficaram muito contentes com os feitos que eles tinham realizando, ao ponto que eles disseram “até os demônios se submetem a nós, em teu nome" (Lucas 10:17 NVI). Talvez o que os setenta e dois esperavam de Jesus era algo mais animador e admirável com o que eles tinham feito, mas a resposta de Jesus foi algo que eles talvez nem imaginavam ouvir. Mais uma vez a sinceridade de Jesus é exposta aos seus seguidores, mostrando a eles o que realmente importa para aqueles que o seguem.

Quando eles ouviram a resposta de Jesus com certeza ficaram surpresos quando mostrou para eles o que realmente importa para todos os que estão envolvidos em uma missão ou chamado de Deus. O que eles estavam fazendo era importante para Deus, mas o que eles não deveriam esquecer é que havia algo ainda mais importante do que pelo que eles estavam se alegrando. Jesus deixou muito claro para eles, que não deveriam se alegrarem pelos feitos daquele encargo, mas porque “seus nomes estão escritos nos céus”.

Jesus mostrou qual seria o maior motivo de nossa alegria e o que mais importa. Imagina como não ficaram os setenta e dois, ao saberem que aquela alegria pelos feitos que realizaram, não era tão importante quando se alegra por terem seus nomes escrito no livro da vida.

Nos dias atuais isso não é diferente, quantas pessoas se alegram mais com seus feitos em suas congregações do que com a certeza da salvação! Quantos se alegram mais com uma benção material, ou porque canta afinado e levam multidões aos estádios, ou prega para muita gente, ou porque tem um dom, ou porque é um líder famoso, etc...

A passagem bíblica em questão é uma resposta de advertência aos setenta e dois, deixando claro que essa alegria pelos feitos era desnecessária, e se eles quisessem mesmo se alegrar, que se alegrassem porque “seus nomes estão escritos nos céus”, isto é, o nome escrito no livro da vida. Pois “Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:15 NVI). A importância do nome está escrito no livro da vida é tão importante quanto podemos imagina, é uma questão crucial na vida de alguém. Não vai adiantar fazer tanta coisa em nome de Jesus, se no final não entrar no céu de nada adiantou aquela alegria. Em um de seus discursos Jesus disse: “Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ (Mateus 7:22 NVI).

Agora podemos entender porque Jesus deu essa resposta para aqueles setenta e dois, não iria adiantar eles cumprirem aquele encargo e se alegrassem com todos os seus feitos em nome de Jesus, se no final seus nomes não estivessem escritos no céu, tudo que eles tinham feito não teria nenhum valor diante do Senhor. E o pior ainda ter que ouvir a mais dura de todas as respostas que alguém possa ouvir: “Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal" (Mateus 7:23 NVI).

Conclusão

O mais importante para um cristão no final de tudo é poder entrar no reino de Deus, essa deve ser a nossa maior alegria nessa vida, de poder se alegrar porque o nome está escrito no livro da vida, e não porque você faz algum prodígio em nome de Jesus. Tudo que nós fazemos para Deus tem sua devida importância, mas nunca devemos esquecer em nenhum momento que um dia vamos precisar entrar no céu, e para entrar lá vamos precisar que o nosso nome esteja escrito no livro da vida, caso ao contrário nada valeu apena. Tudo que formos fazer para Deus, façamos com amor e dedicação e que estejamos vigilantes com a salvação da nossa alma. Muitas das vezes nos alegramos tanto com nossos feitos e acabamos esquecendo do principal, que é a busca pelo reino de Deus, a maior alegria que devemos manifestar em nossa vida. Aprenda com Jesus, que nem todo mundo que está fazendo algo em nome Dele, vai entrar no céu (Mateus 7:21).