Artigos

Um Viver Justo

Um Viver Justo

“O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura” (Salmos 37.18,19 NVI).

O salmista mostra neste salmo que o resultado de um viver justo é muito mais proveitoso diante de Deus, porém a vida ímpia é maléfica para os homens e reprovável diante do Senhor. A vida de um justo é composta de integridade e fidelidade, sempre se afastando para não fazer o mau. Diferente da vida do ímpio que trama fazer o mau dia e noite, com isso trazem para si as consequências de seus atos, tendo suas vidas destruídas (Sl 37.12-15). O salmista chega a declara que o pouco que o justo tem é bem melhor do que as riquezas de muitos ímpios (v.16), e que a força do ímpio se quebrará, porém, o Senhor sustenta o justo (v.17).

Quem são os justos? São aqueles que um dia se arrependeram e se converteram, se comprometendo com a palavra de Deus em suas vidas, abandonando a vida de pecado. Viver como justo não significa que nunca mais terá de passar por algum tipo de problema nesta vida, mas que não importa quais sejam os problemas e dificuldades, Deus sempre estará por perto para sustentá-lo. Neste salmo temos uma afirmação bem clara do cuidado do Senhor com os justos, aonde o salmista diz que “nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão” (Sl 37.25 NVI). O que isso significa que nunca o Senhor deixará o justo perecer por qualquer que seja a sua necessidade, isso mostra que o Senhor se importa muito com homem que trilha um viver justo, conforme a vontade de Deus.

O resultado de um viver justo é o reflexo do homem que faz à vontade e obedece a Deus. O salmo em questão refleti sobre o viver uma vida reta, que confia, e deleita-se, e desfruta do cuidado do Senhor. Quando as adversidades surgirem temos está palavra para depositarmos nossa confiança, que não ficaremos decepcionados, e que em tempo de alguma necessidade temos esta promessa de desfrutar fartura (Sl 37.19). Mais um pequeno detalhe para endossar o resultado de um viver justo, seria o descansar e o esperar com paciência no Senhor, não se preocupando com o sucesso dos outros (Sl 37.7). A recomendação do salmista é para esperarmos no Senhor e seguir a Sua vontade, pois há futuro para o justo (Sl 37.37).

Conclusão

Viver de forma correta neste mundo corrompido não é uma tarefa fácil, mas também não é difícil, quando nos comprometemos com a palavra de Deus. Tudo que este salmo remete para nós, só mostra o quanto o Senhor tem prazer em abençoar a vida do justo, e o fim catastrófico dos que vivem uma vida ímpia. A afirmação do salmista que ele nunca viu um justo abandonado (v.25), que do Senhor vem a salvação do justo (v.39), que Ele ajuda e livra (v.40), só enaltece tudo o que palavra de Deus garante para todos os que vive uma vida íntegra diante do Senhor. Para desfrutar das bênçãos do Senhor é só procurar viver de acordo com a Palavra de Deus, que as coisas vão começar a funcionar e dar certo em sua vida.